Equipes de resgate em Peruíbe acolhem animais atingidos pela chuva

Os trabalhos de acolhimento às vítimas das chuvas que atingem Peruíbe, na Baixada Santista, desde quarta-feira (08), se estendem também aos animais. Ao menos 60 bichos de estimação estão nos três abrigos mantidos pela prefeitura com apoio da Defesa Civil do Estado de São Paulo. Até agora, são 442 pessoas desabrigadas pelos temporais nos espaços de acolhimento.

Um centro de apoio veterinário ficará à disposição das famílias para cuidados e possíveis necessidades de abrigos aos pets, em parceria com os voluntários do Grad (Grupo de Resposta a Animais em Desastres) e com o Centro de Controle de Zoonoses do município. Ao todo, serão 15 profissionais dedicados para os cuidados com os animais.

LEIA TAMBÉM: Defesa Civil de SP emite alerta sonoro via celular para chuva intensa em Peruíbe e Itariri

As equipes de resgate de Peruíbe, que contam com o apoio do Governo de São Paulo, estão prestando cuidados também com animais de maior porte que precisaram ficar em imóveis isolados pela chuva. Vacas e patos, por exemplo, recebem alimentação e água no local onde estão.

Estado de emergência

O Governo de São Paulo homologou nesta sexta-feira (10) o decreto que estabelece estado de emergência no município de Peruíbe.

O Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil do Estado realiza o monitoramento ininterrupto da situação em contato direto com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil.

Após a solicitação da prefeitura, será encaminhada uma equipe do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) para a realização de vistorias técnicas em áreas onde ocorreram deslizamentos de terra.

A equipe da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil realizou visitas a todos os abrigos do município, orientando as equipes municipais sobre os procedimentos adequados para a gestão dos locais.

Além disso, coordenou, com o apoio de equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Ambiental, ações de salvamento das pessoas que se encontravam ilhadas em suas residências.

A Defesa Civil do Estado e o Fundo Social de São Paulo já enviaram o total de quatro caminhões com 300 cestas básicas; 350 kits de limpeza; 350 kits de higiene; 350 kits avulsos (rodo, vassoura e água sanitária); 350 kits dormitório (colchão, travesseiro, cobertor e roupa de cama); 5 caixas de roupas (2 masculinas, 1 feminina, 2 infantis), além de brinquedos, absorventes, calçados e álcool em gel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *