O Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom) iniciou nesta terça-feira (21) o processo de cadastro e atualização das informações das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) no Sistema de Gestão do Terceiro Setor (SGTS). Essa iniciativa é essencial para a execução, acompanhamento e monitoramento das parcerias firmadas para o exercício de 2025.
A iniciativa será realizada ao longo desta semana. Durante o processo, além do registro das atividades que serão executadas, as instituições inserem no sistema toda a previsão orçamentária dos recursos que irão receber, juntamente com o planejamento detalhado de como esses valores serão utilizados.
“As entidades desempenham um papel essencial na rede de serviços socioassistenciais do nosso município. Este processo de atualização e transparência reafirma nosso compromisso com a eficiência e responsabilidade na gestão pública”, destaca o presidente da autarquia, Dimas Peruzza.
Atualmente, o Ceprosom conta com 22 organizações parceiras que desenvolvem e executam 31 serviços socioassistenciais. Além dessas, incluem-se parcerias com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), ambos com editais de chamamento público próprios. Ao todo, serão realizados 46 cadastros, abrangendo parcerias já existentes e novas.
Como o cadastro é feito
A ação ocorre na Sala de Informática do Núcleo de Atendimento ao Cidadão (NAC), localizada na Av. Dr. Lauro Corrêa da Silva, 3.800. Cada instituição tem um dia e horário previamente organizados para a realização do cadastro. Participam do processo um profissional técnico, responsável pelo Plano de Metas, e um profissional administrativo, encarregado da área financeira.
As informações cadastradas no sistema ficam disponíveis no Portal da Transparência do Município, permitindo o acompanhamento e a fiscalização por parte da sociedade civil.