O governador em exercício Felicio Ramuth acompanhou no início da noite desta quinta-feira (30), no Aeroporto Internacional de Guarulhos, o embarque da primeira turma de estudantes do Prontos Pro Mundo com destino ao Canadá. Divididos em dois voos, 88 jovens viajaram para iniciar os estudos pelo programa inédito da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), que oferece intercâmbio gratuito em países de língua inglesa a alunos da rede estadual.
Na manhã desta quinta-feira outros 24 estudantes partiram para a Nova Zelândia. Com os três voos desta quinta-feira, o programa já embarcou 332 dos 1.000 intercambistas que viajam em 2025.
“Por meio de programas como o Prontos pro Mundo, fornecemos ferramentas para que os jovens desenvolvam habilidades de comunicação que o mercado de trabalho exige. Os estudantes que embarcaram hoje, e os colegas que já estão no Reino Unido e na Nova Zelândia, vão fortalecer seu caminho profissional e também a trajetória pessoal com uma experiência transformadora”, afirmou Felicio Ramuth.
A agenda também contou com a presença do secretário executivo da Educação, Vinícius Neiva; e da cônsul-geral do Canadá, Caroline Charette. O Prontos pro Mundo oferece 75 mil bolsas de inglês online e selecionará, anualmente, 1.000 estudantes do Ensino Médio que permanecerão por três meses em países de língua inglesa, sendo 500 por semestre. Além da Nova Zelândia e Canadá, Reino Unido e Austrália estão entre os destinos disponíveis aos estudantes selecionados.
O intercâmbio é 100% gratuito, com todos os custos e organização providenciados pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Passaporte, visto, hospedagem, aulas, traslados e passagens aéreas serão cobertos. Os alunos receberão também uma bolsa-auxílio para suas despesas pessoais durante a estadia no exterior.
Para as viagens de 2026, as etapas de seleção já foram iniciadas com a aplicação do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, no fim de novembro. Os melhores colocados no exame no 9º ano serão classificados para o curso de inglês online preparatório para a prova de habilitação do intercâmbio, outra etapa do programa.
Ouça os áudios:
Agência SP