Em celebração de 130 anos, Santa Casa anuncia funcionamento de novo acelerador linear no COL

O mais moderno acelerador linear do interior paulista chegou à Santa Casa de Limeira em janeiro de 2025. É o segundo acelerador linear no Centro de Oncologia de Limeira (COL), previsto para começar a funcionar em abril. O anúncio foi o ponto alto da celebração de 130 anos da Santa Casa, nesta segunda-feira (17/2).

Adquirido por verba de emendas parlamentares do deputado federal Miguel Lombardi, com apoio da Prefeitura de Limeira, o equipamento, de última geração, reduzirá de forma significativa o número de sessões de radioterapia e o tempo do procedimento aos pacientes com tipos de câncer considerados mais complexos para tratamento. O investimento no segundo acelerador linear Elekta Infinity foi de aproximadamente R$ 9 milhões.

A indicação da emenda foi feita em 2019, com início do processo licitatório em fevereiro de 2021. A licitação foi encerrada em 2023 e iniciada a produção do equipamento na Inglaterra.

No ano passado, a Santa Casa avançou com a reforma do bunker onde está sendo instalado o novo equipamento. A adequação da estrutura foi possível por doação, de aproximadamente R$ 2 milhões, do Instituto João e Belinha Ometto.

Após a montagem, calibragem e testes, será possível iniciar a operação do novo equipamento, prevista para abril. Paralelamente, as equipes são capacitadas para operar o novo acelerador. Ele substitui um equipamento que funcionou por 20 anos no hospital.

Dr. Leonardo Lage, médico radioterapeuta, e Dra. Susiane Moraes Araújo, física médica responsável pelos equipamentos no COL, esclareceram que o acelerador linear Infinity é uma solução de ponta em radioterapia que revoluciona o tratamento do câncer.

Com um design sofisticado, ele combina tecnologia de alta qualidade de imagem e a entrega precisa da dose de radiação, permitindo que os radioterapeutas e físicos visualizem e tratem tumores com extrema precisão, resultando em tratamentos mais eficientes e com menos efeitos colaterais, oferecendo assim uma nova esperança aos pacientes.

Ele também é um aparelho muito versátil, o que significa que pode ser usado para tratar diferentes tipos de câncer, com diferentes técnicas de tratamentos com IMRT, VMAT, Radiocirurgia, Radioterapia Estereotáxica, tratamentos 3D, entre outros.

“Os tratamentos também são mais rápidos e práticos permitindo que os pacientes completem suas sessões em menos tempo. Isso é uma grande vantagem, pois significa menos visitas ao hospital e mais conforto para quem está em tratamento. Em resumo, o Acelerador Linear Elekta Infinity representa um avanço significativo na radioterapia, unindo inovação tecnológica e foco no paciente, estabelecendo novos padrões para o tratamento oncológico”.

A solenidade que marcou os 130 anos do hospital aconteceu na manhã desta segunda-feira, no Château du Solano, com a presença de autoridades de Limeira, Cordeirópolis, Iracemápolis e Engenheiro Coelho.

O provedor Wilson Rocha e o vice-provedor, José Mario Bozza Gazzetta, homenagearam os ex-provedores presentes: Vicente Pironti, Luiz Alberto Battistella, Luis Eduardo Francisco e Marcos Bozza, assim como os familiares de Marco Zaccaria (in memoriam), a representado pela esposa, Márcia Zaccaria, e o filho, Murilo Zaccaria; e Antonio Simoni (in memoriam), representado pelo filho, Dr. Amaury Simoni.

O evento enalteceu o agradecimento a todos os mais de 1.300 colaboradores e mais de 300 médicos, assim como os ex-colaboradores, que deixaram sua importante contribuição à Santa Casa.

“Somos imensamente gratos por todos que fazem a Santa Casa de Limeira ser o que ela é: uma necessária instituição que atende, principalmente, os que mais precisam. Agradecemos, também, a todos que a ajudam, fazem doações e se doam. Nosso muito obrigado!”, finalizam Wilson Rocha e José Mario Bozza Gazzetta.

Um comentário

  1. Ironeide Ferreira da Costa

    Muito importante Limeira e a santa casa merece dar mais atenção a oncologia parabéns

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.