Reflexão para Terça-feira da 1ª Semana da Quaresma

A Quaresma é um tempo de recolhimento e conversão, um período no qual somos chamados a refletir sobre nossa caminhada de fé e nossa relação com Deus. A liturgia de hoje nos convida a confiar no poder da Palavra do Senhor e a compreender a profundidade da oração ensinada por Jesus: o Pai-Nosso.

A Palavra que transforma – Primeira leitura (Is 55,10-11)

Na primeira leitura, o profeta Isaías nos revela uma verdade poderosa: a Palavra de Deus nunca volta vazia. Assim como a chuva e a neve descem dos céus para fertilizar a terra e possibilitar a vida, a mensagem divina também fecunda os corações daqueles que a acolhem.

Deus nos fala de diversas formas: por meio das Escrituras, da oração, dos acontecimentos do dia a dia e das pessoas ao nosso redor. No entanto, para que essa Palavra cumpra seu propósito em nossas vidas, é necessário que estejamos abertos e dispostos a escutá-la com humildade e confiança.

A oração que nos ensina a confiar – Evangelho (Mt 6,7-15)

No Evangelho de hoje, Jesus nos ensina como devemos nos dirigir ao Pai. Ele nos alerta sobre a importância de uma oração sincera e confiante, que não se baseia na repetição mecânica de palavras, mas em uma entrega verdadeira e filial.

Ao ensinar o Pai-Nosso, Cristo nos apresenta uma oração completa, que expressa nossa total dependência de Deus. Pedimos que Seu Reino se estabeleça entre nós, que Sua vontade seja feita e que Ele nos conceda o que precisamos para cada dia. Além disso, somos chamados a praticar o perdão, pois seremos perdoados na mesma medida em que perdoamos os outros.

Vivendo a Palavra

A Liturgia de hoje nos convida a refletir sobre nossa própria vida de oração. Como temos nos colocado diante de Deus? Rezamos com confiança, acreditando que Ele cuida de nós? Somos capazes de perdoar como desejamos ser perdoados?

Que possamos viver esta Quaresma buscando uma oração mais autêntica e um coração mais aberto para acolher a Palavra de Deus. Quando nos entregamos inteiramente ao Senhor, permitimos que Sua graça transforme nossas vidas, tornando-nos verdadeiros testemunhos do Seu amor.

Que a Palavra do Senhor fecunde nossos corações e nos fortaleça no caminho da conversão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.