Reflexão para Quinta-feira da 4ª Semana da Quaresma

Na liturgia desta quinta-feira da 4ª Semana da Quaresma, somos convidados a refletir profundamente sobre o amor fiel de Deus e a nossa capacidade de reconhecê-Lo em meio às dificuldades da vida. A Primeira Leitura, do Livro do Êxodo (32,7-14), nos apresenta o momento em que o povo de Israel, recém-liberto da escravidão no Egito, cede à tentação da idolatria, fabricando um bezerro de ouro e oferecendo-lhe sacrifícios. A atitude de Deus, em primeiro momento, é de justa indignacão. No entanto, é a intercessão de Moisés que comove o coração divino e revela um aspecto essencial de nossa fé: a misericórdia de Deus supera toda justiça humana.

A figura de Moisés intercedendo pelo povo nos aponta para Cristo, que intercede continuamente por nós junto ao Pai. Somos recordados de que, mesmo nos nossos desvios, Deus não desiste de nós. A Reflexão Quaresmal nos chama a reconhecer onde temos construído “bezerros de ouro” em nossa vida: bens materiais, orgulho, vaidade, autossuficiência. É tempo de conversão sincera!

No Evangelho de João (5,31-47), Jesus nos provoca com palavras firmes: “Vocês estudam as Escrituras pensando encontrar nelas a vida eterna, mas elas dão testemunho de mim, e mesmo assim vocês não querem vir a mim para terem a vida eterna.” Cristo se apresenta como a Palavra viva de Deus, a plenitude de tudo o que foi anunciado. Ele é o verdadeiro sinal da salvação, mas nem sempre estamos dispostos a aceitá-lo.

O Evangelho denuncia a superficialidade da fé baseada apenas em aparências e tradições humanas. A verdadeira fé nasce do encontro com Jesus, do acolhimento de sua Palavra e da abertura à vontade de Deus. Nessa Reflexão Quaresmal, somos chamados a examinar nosso coração: estamos buscando a glória que vem de Deus ou a aprovação dos homens?

Neste tempo de preparação para a Páscoa, que possamos, como Moisés, interceder pelos nossos irmãos, e como o povo de Israel, aprender a abandonar nossos ídolos e confiar plenamente na misericórdia do Senhor. Que cada passo dessa jornada seja um retorno sincero ao coração de Deus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.