Reflexão para Segunda-feira da 5ª Semana da Quaresma

Fariseus, que se prendem a julgamentos carnais e a aparências, Jesus fala com autoridade e certeza de sua missão divina. Ele não está só, pois o Pai está com Ele. A Sua presença dissipa as trevas da dúvida, da hipocrisia e da injustiça.

Reflexão do Dia

Neste início da 5ª semana da Quaresma, somos convidados aPrimeira Leitura (Dn 13,41c-62)

A leitura nos apresenta a emocionante história de Susana, uma mulher justa e inocente, falsamente acusada por dois anciãos perversos. Em sua aflição, Susana clama a Deus, que ouve seu clamor e suscita o jovem Daniel para intervir com sabedoria e discernimento. A verdade prevalece, os mentirosos são desmascarados e a inocente é salva. Este relato é um convite à confiança plena em Deus, que vê o que está oculto e não abandona aqueles que nele esperam.

Evangelho (Jo 8,12-20)

No Evangelho, Jesus se revela como “a luz d meditar sobre a justiça de Deus e a luz que emana de Cristo. A história de Susana nos lembra que mesmo diante das injustiças humanas, Deus é fiel e justo. Ele é o defensor dos inocentes, o amparo dos aflitos, o juiz que não se engana.

No Evangelho, Jesus nos mostra que seguir sua luz é abandonar os julgamentos fúteis e a vida nas trevas. É preciso assumir uma postura de escuta, de conversão e de busca sincera pela verdade que liberta. A luz de Cristo revela o que está escondido, cura o que está ferido e transforma os corações.

Aplicando em nossa vida

Quantas vezes julgamos sem conhecer os fatos? Quantas vezes deixamos a verdade escondida pela conveniência ou pelo medo? Hoje, o Senhor nos chama a viver na luz, a sermos portadores da justiça e da verdade.

Que possamos, como Daniel, ser instrumentos de Deus na defesa da verdade. Que, como Susana, tenhamos confiança plena em seu cuidado. E que, iluminados por Cristo, sejamos guiados em direção à vida eterna.

Oremos: Senhor, Tu que vês o coração de cada um, dá-nos a coragem de viver na Tua luz, defendendo a verdade e confiando na Tua justiça. Amém.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.