Reflexão para Quinta-feira Santa

A celebração da Quinta-feira Santa inaugura o Tríduo Pascal, momento central da fé cristã, em que somos convidados a mergulhar na profundidade do amor de Deus manifestado em Jesus Cristo. A liturgia de hoje é marcada por três momentos fortes: a instituição da Eucaristia, o mandamento do amor e o gesto do lava-pés.

Na primeira leitura (Ex 12,1-8.11-14), recordamos a instituição da Páscoa judaica, quando Deus ordena a Moisés e Aarão que preparem o povo para a travessia da liberdade. O sangue do cordeiro marca as portas, sinal de proteção e aliança. Este cordeiro aponta para o Cristo, o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

Na segunda leitura (1Cor 11,23-26), Paulo nos remete às palavras de Jesus na última ceia. Ali, Ele nos entrega seu Corpo e Sangue sob as espécies do pão e do vinho. É a instituição da Eucaristia, memorial vivo de sua entrega e presença entre nós. “Fazei isto em minha memória” é um convite permanente a viver como Ele viveu, a amar como Ele amou.

 

O Evangelho (Jo 13,1-15) nos apresenta um gesto profundamente simbólico: Jesus, Senhor e Mestre, abaixa-se para lavar os pés dos seus discípulos. Em um mundo marcado por hierarquias e vaidades, Ele nos mostra que o verdadeiro caminho do discipulado é o serviço. “Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz”.

Nesta Quinta-feira Santa, somos chamados a contemplar o mistério da humildade de Cristo, que se faz alimento e se coloca a serviço. É um dia para nos deixarmos tocar pela graça do amor que se entrega por inteiro. É também dia de revisitar nossas relações: temos sido servidores uns dos outros? Temos vivido a Eucaristia como encontro transformador com o Cristo vivo?

Ao celebrarmos esta noite a Ceia do Senhor, peçamos a graça de sermos mais eucarísticos em nossas atitudes, mais comprometidos com os pequenos e mais abertos ao perdão. Que a Eucaristia, alimento que nos fortalece, nos impulsione a seguir o exemplo do Mestre.

Liturgia Diária: vivê-la é deixar-se moldar pelo amor de Cristo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.